Diálogos interculturais e as potencialidades da lei 11.645-08: outros espaços de aprendizagens, outras leituras de mundo

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa da Silva Prefeitura Municipal de Niterói/ UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.33073

Palavras-chave:

Ensino de História, Interculturalidade e Currículo

Resumo

Este artigo objetiva externar alguns horizontes da lei 11.645-08, compreendendo-a por meio de princípios interculturais. Intenciona refletir sobre as bases conceituais da interculturalidade, as quais sugerem novos paradigmas para o ensino. Isto proporcionou a elaboração de metodologias para efetivação desta lei, experimentadas em turmas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Altivo César, em Niterói (RJ), com caráter replicável. Defende-se que a perspectiva da pedagogia intercultural, é a de intervir na AÇÃO, em nossas práticas cotidianas em favor de diálogos entre as culturas, deslocando concepções etnocêntricas para narrativas plurais. Uma proposta democrática, em sentido amplo.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa da Silva, Prefeitura Municipal de Niterói/ UFRJ

Doutoranda em Educação (UFRJ), Mestre em Ensino (UERJ), Especialista em Ensino de História (UFRJ). Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos E Pesquisas Em Ensino De História/LEPEH 

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

da Silva, M. de F. B. (2019). Diálogos interculturais e as potencialidades da lei 11.645-08: outros espaços de aprendizagens, outras leituras de mundo. Revista Teias, 20(56), 249–264. https://doi.org/10.12957/teias.2019.33073