<b>O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA</b>

Autores

  • Ladislau Ribeiro do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT).

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.32787

Palavras-chave:

Memorial de formação, Ensino, Educação.

Resumo

O presente artigo parte de uma experiência em que o memorial foi pensado como estratégia de ensino e pesquisa. O trabalho contou com a participação de acadêmicos do 9º período de um curso de Psicologia ofertado em uma instituição de ensino superior (IES) privada, situada na capital do estado de São Paulo. A atividade foi projetada para estimular nos estudantes a elaboração de reflexões e análises sobre suas trajetórias pessoal, acadêmica e profissional. Produziu-se um total de 53 memoriais, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram o potencial deste recurso para fomentar rememorações e ressignificações de experiências vivenciadas pelos participantes em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Professor Adjunto no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Psicólogo graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Nascimento, L. R. do. (2018). <b>O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA</b>. Revista Teias, 19(53), 262–274. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32787

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua