SENTIDOS DE CURRÍCULO NA ESCOLA MUNICIPAL GLAUBER DOS SANTOS BORGES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES

Autores

  • Viviane Primo Ribeiro Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba
  • Clarissa Bastos Craveiro UFF
  • Maicon Jefferson da Costa Azevedo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.32488

Palavras-chave:

Currículo, Escola, Formação de Professores

Resumo

Este texto compartilha uma pesquisa sobre sentidos de Currículo em uma escola municipal localizada na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Repensa a produção curricular com os professores, no contexto da prática da escola. Os objetivos dessa pesquisa são: ampliar o entendimento de currículo com os professores da escola e articular a teorização do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Utilizamos o referencial teórico de Alice C. Lopes e Elizabeth Macedo para pensar a produção curricular e S. Ball como possibilidade heurística de análise dos contextos da escola. Concluímos que a diversidade da produção de currículo no contexto da prática escolar é um dos aspectos que contribui para a reconfiguração das políticas curriculares.

 

Palavras-chave: Currículo; Escola; Formação de Professores.

 

Sentidos de Curriculum en la escuela municipal Glauber: qué dicen los profesores

 

Esta es una investigación sobre sentidos de Currículo en una escuela ubicada en la Costa Verde en RJ, Brazil. Se repiensa el curriculo con los profesores, en la práctica escolar. Son los objetivos: ampliar la comprension de currículo con los profesores y articular la teoría del Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Utilizamos Alice Lopes y Elizabeth Macedo para analizar la producción curricular y S. Ball como parte heurística del análisis de los contextos de la escuela. Concluimos que la diversidad en la producción de currículo en el contexto de la práctica escolar es uno aspecto que contribuye a la reconfiguración de las políticas de currículo.

 

Palabras clave: Currículo; escuela; Formación de profesores.

 

Curriculum meanings in the Glauber municipal School: what teachers say

 

This text shares a research about Curriculum meanings in a municipal school located in Costa Verde, RJ, Brazil. It rethinks the curricular production with teachers, in the context of school practice. The objectives of research are: to broaden the understanding of curriculum with teachers and articulate Stephen Ball’s Policy Cycle theory. We used the theoretical reference of Alice Lopes and Elizabeth Macedo to think about the curricular production and S. Ball as a heuristic analysis possibility in school. We conclude that diversity of curriculum production in the context of school practice is one aspect that contributes to the reconfiguration of curricular policies.

 

Keywords: Curriculum; School; Teacher training.

 

Biografia do Autor

Viviane Primo Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba

É Pedagoga e trabalha na Rede Municipal de Educação de Mangaratiba, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Clarissa Bastos Craveiro, UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de currículo e formação de professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura coordenado pela Profa. Dra. Alice Casimiro Lopes. Pesquisa a flutuação de sentidos da identidade docente nos documentos curriculares de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e gestão escolar.

Maicon Jefferson da Costa Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e integrante do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Culturas (CDC/UFF).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Ribeiro, V. P., Craveiro, C. B., & Azevedo, M. J. da C. (2018). SENTIDOS DE CURRÍCULO NA ESCOLA MUNICIPAL GLAUBER DOS SANTOS BORGES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES. Revista Teias, 19(52), 288–303. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32488