<b>O DIFERENTE É CAPAZ DE DESCONSERTAR E RECONSTRUIR: GÊNERO NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES</b>

Autores

  • Poliane Lacerda Fonseca Escola Estadual Madre Santa Face
  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa
  • Frederico Assis Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.32284

Palavras-chave:

Cotidianos escolares, relações de gênero e educação, corpo, gênero e sexualidade.

Resumo

O objetivo do artigo é refletir as relações de gênero no cotidiano de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, a partir do contato com a rotina de uma turma de alunos/as do quarto ano do ensino fundamental, escolhida pela maneira como foi capaz de nos fazer mergulhar em estudos e diálogos com autores/as do campo das teorias pós-críticas. Produzido a partir da interseção entre os campo dos estudos de gênero e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, o trabalho adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa cartográfica, privilegiando anotações de diário de campo e entrevistas.

Biografia do Autor

Poliane Lacerda Fonseca, Escola Estadual Madre Santa Face

Mestre em Educação -

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), na Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Doutor em Educação.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Fonseca, P. L., Herneck, H. R., & Cardoso, F. A. (2018). <b>O DIFERENTE É CAPAZ DE DESCONSERTAR E RECONSTRUIR: GÊNERO NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES</b>. Revista Teias, 19(53), 330–344. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32284

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua