FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMAZONAS: A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • MARINA GRAZIELA FELDMANN PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
  • Maria de Nazaré Corrêa Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30638

Palavras-chave:

Formação de leitores, Movimentos Sociais, Leitura

Resumo

Este artigo se propõe analisar uma experiência realizada por uma instituição de ensino superior do Amazonas nos anos de 2012 e 2013 desenvolvida por meio de um projeto de extensão envolvendo a prática de leitura e literatura com um grupo de mulheres artesãs e índios aldeados. A literatura escolhida foi A Caligrafia de Deus de Marcio Souza (2008), Sol de Feira de Luiz Bacellar (2009) e Os Estatutos do Homem de Thiago de Melo (2009). Os resultados observados nos permitem afirmar que a experiência possibilitou a ampliação da leitura de mundo dos sujeitos, popularizando, o acesso a obras que, até então, eram restritas a poucos, bem como se mostrou como possiblidade de estreitar os vínculos entre a universidade e os movimentos sociais.

 

Biografia do Autor

MARINA GRAZIELA FELDMANN, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Currículo da PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (CNPq).

Maria de Nazaré Corrêa Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

FELDMANN, M. G., & Corrêa Silva, M. de N. (2018). FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMAZONAS: A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Teias, 19(52), 225–240. https://doi.org/10.12957/teias.2018.30638