Teatro e Performance na Educação Infantil: [cor]possibilidades para uma educação sensível

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Koehler Universidade Federal do Paraná
  • Michelle Bocchi Gonçalves Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.29255

Palavras-chave:

Educação Sensível, Teatro e Performance, Educação Infantil.

Resumo

Trata-se de um estudo teórico que tem por objetivo refletir sobre questões relacionadas à educação sensível, tomando o teatro e a performance na Educação Infantil como áreas que podem contribuir para o desenvolvimento sensível do estudante. Num primeiro momento situa-se o contexto da investigação e em seguida discutem-se as bases que formam a proposta de uma educação sensível. Logo após aborda-se o teatro e a performance na Educação Infantil como [cor]possibilidades para se chegar a uma educação sensível, e por fim conclui-se que uma educação que não leva em consideração o racional e o sensível para a formação humana tem grande chance de ser limitada, incompleta e desconectada das necessidades atuais da pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Jean Carlos Gonçalves é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), com estágio de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP). Professor Adjunto do curso de Produção Cênica (TPC/UFPR) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR), orientando pesquisas na área de Teatro-Educação e Estudos Discursivos na Educação (Análise Dialógica do Discurso).

Rua Atilio Bório, 400 Apto 35

80045-120

Alto da XV/Curitiba-PR

 

Rafael Koehler, Universidade Federal do Paraná

Rafael Koehler é ator e professor de teatro. Licenciado e Bacharel em Teatro pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Mestrando em Educação: Teoria e Prática de Ensino na Universidade Federal do Paraná (PPGE: TPEn/UFPR).

Rua Atilio Bório, 400 Apto 35

80045-120

Alto da XV/Curitiba-PR

 

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Michelle Bocchi Gonçalves é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR), orientando pesquisas na área dos Estudos da Performance na Educação e Estudos Discursivos na Educação (Análise do Discurso de linha francesa).

Rua Atilio Bório, 400 Apto 35

80045-120

Alto da XV/Curitiba-PR

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Gonçalves, J. C., Koehler, R., & Gonçalves, M. B. (2018). Teatro e Performance na Educação Infantil: [cor]possibilidades para uma educação sensível. Revista Teias, 19(52), 121–136. https://doi.org/10.12957/teias.2018.29255

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos