A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Andrea Serpa Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Dileno Dustan Lucas de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Simone da Silva Ribeiro Colégio de Aplicação UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.28814

Resumo

Recentemente, nós educadores e pesquisadores de longa data em Educação, temos sido pegos de surpresa com a rapidez e a inconsistência de várias discussões e até mudanças legais que vêm ocorrendo em nosso sistema educacional, muitas vezes oriundas de sujeitos e organizações historicamente distantes e alheios as discussões e produções científicas da área das últimas décadas, quiçá séculos. Neste ensaio buscamos refletir sobre o contexto de onde vêm estas discussões e mudanças procurando contrapor as premissas e os argumentos que as sustentam. Para dar conta desta tarefa buscamos um diálogo com Paulo Freire, pois além de reconhecermos sua inegável genialidade e importância para a Educação ocidental, precisamos dizer de sua capacidade de contribuir com reflexões acerca de questões contemporâneas de modo que suas obras se situam tanto no campo da resistência política, como no campo de uma discussão teórica que precisamos urgente retomar com os jovens educadores deste século.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.28814

Biografia do Autor

Andrea Serpa Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/Niteroi onde desenvolve e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Campos de Estudos do Cotidiano Escolar, com enfase em Alfabetização, Avaliação, Currículo e Formação de Professores, na graduação e pós graduação.Organizou e atua como vice-coordenadora do Laboratório de Brinquedos da Faculdade de Educação, onde desenvolve o projeto de extensão: Contar & Encantar: a contação de histórias na formação docente. É vice coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFF

Dileno Dustan Lucas de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós- Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente sou professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora atuando na graduação e pós graduação. Venho desenvolvendo projetos de Educação do Campo junto a diversas comunidades rurais em especial na zona da mata mineira. Na Faculdade de Educação trabalho com Política Educacional, atuando com os temas: educação, educação e sociedade, educação do campo e movimentos sociais populares e juventude.

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Publicado

18-05-2017

Como Citar

Albuquerque, A. S., Souza, D. D. L. de, & Ribeiro, S. da S. (2017). A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO. Revista Teias, 18(49), 242–253. https://doi.org/10.12957/teias.2017.28814

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua