Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso

Autores

  • Camilla Ferreira Amorim Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana; Grupod e Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEC)
  • Graça Simões de Carvalho Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.28442

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Ciências, Diversidade cultural.

Resumo

Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas do total das disciplinas de ambos os cursos possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.

Biografia do Autor

Camilla Ferreira Amorim, Universidade Estadual de Feira de Santana

Titulação: Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana; Grupod e Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEC)

Titulação: Doutorado em Ensino, Filosofia e Históriadas Ciências

Função: Professora Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estaduald e Feira de Santana

 

Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança

Titulação: Doutoramento e Agregação

Função: Professora Catedrática da Universidade do Minho, Braga, Portugal

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

Amorim, C. F., Baptista, G. C. S., & Carvalho, G. S. de. (2020). Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso. Revista Teias, 21(61), 258–273. https://doi.org/10.12957/teias.2020.28442

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua