<b>INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO</b>

Autores

  • Larissa de Oliveira Pupo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí
  • Giovani Ferreira Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0002-4710-3897

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.27456

Resumo

O artigo analisa a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) nas instituições de Educação Infantil de um pequeno município do sul do Mato Grosso do Sul em 2016. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se, como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, por meio de estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação sistemática e não participante. Foram encontradas apenas quatro crianças com NEE incluídas, nenhuma delas com menos de 3 anos e a maioria com deficiência física. O atendimento educacional especializado fica condicionado ao laudo clínico. Defende-se o ensino colaborativo e a valorização da estimulação precoce como forma de viabilizar o amplo desenvolvimento dessas crianças.

Biografia do Autor

Larissa de Oliveira Pupo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí. Estudante pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão (GEPEDHI/UFMS/CNPq).

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí. Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão (GEPEDHI).

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Pupo, L. de O., & Bezerra, G. F. (2018). <b>INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO</b>. Revista Teias, 19(53), 208–232. https://doi.org/10.12957/teias.2018.27456

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua