AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Keyla Silva Rabêlo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26699

Palavras-chave:

Produção escrita de texto. Retextualização. Gêneros textuais.

Resumo

O presente artigo objetiva ampliar a discussão sobre as práticas de escrita realizadas no Ensino Médio, como também compartilhar uma experiência de estudo dos gêneros textuais a partir da proposta de retextualização organizada conforme o modelo de Sequência Didática (SD) sugerido por Dolz e Schneuwly (2004). A atividade permitiu que os alunos ampliassem seu conhecimento em relação às questões que envolvem a educação literária e a educação linguística. Os resultados nos mostram que a escola, espaço responsável em promover situações de prática de produção de texto, precisa buscar, permanentemente, a atualização de seu repertório teórico/metodológico e da atitude política ali engendrada a fim de que aos alunos se tornem, a partir do conhecimento e da apropriação dos diversos gêneros textuais disponíveis em nossa sociedade, competentes usuários da língua.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26699


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Publicado

11-05-2017

Como Citar

Rabêlo, K. S. (2017). AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Revista Teias, 18(49), 160–180. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26699