DISCURSOS CONSERVADORES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: DO SACERDÓCIO À PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Veronica Borges de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25973

Palavras-chave:

conservadorismo, profissionalização, currículo, discurso.

Resumo

Este artigo decorre de uma investigação a partir dos significantes sacerdócio e profissionalização docente. O enfoque teórico-estratégico ampara-se na teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe incorporada ao campo do currículo por Lopes e Macedo. Tem como foco os deslocamentos de sentidos nos discursos conservadores nas políticas curriculares. Discute como as cadeias discursivas do sacerdócio docente se antagonizam à de profissionalização docente. Defende que os significantes que dão sustentação às práticas discursivas docentes operam por deslocamentos que subjetivam e são subjetivados em suas tentativas de projetar um “eu” para o professor.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25973

Biografia do Autor

Veronica Borges de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2015). Professora Adjunta no Departamento de Educação Aplicado ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), unidade Maracanã. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e cultura sob a Coordenação da Dra. Alice R. Casimiro Lopes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Oliveira, V. B. de. (2016). DISCURSOS CONSERVADORES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: DO SACERDÓCIO À PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Revista Teias, 17(47), 75–90. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25973