A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Isabela Bilecki da Cunha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25900

Palavras-chave:

Avaliação, Currículo, São Paulo

Resumo

Este artigo trata sobre os reflexos da introdução de avaliações externas da rede municipal de São Paulo durante o governo de Gilbeto Kassab (2005-2012) no processo de reforma curricular no ensino fundamental. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, além de um estudo de caso em duas escolas da rede entre os anos de 2013 e 2014. A pesquisa concluiu que alguns aspectos relacionados às avaliações externas adotadas como a qualidade das provas, devolutivas dos resultados, política de bonificação dos profissionais da educação, acabaram por comprometer a sua contribuição para o aprimoramento do currículo das escolas e a proposição de políticas públicas que favorecessem o atendimento dos alunos com maiores dificuldades.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25900

Biografia do Autor

Isabela Bilecki da Cunha, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Cunha, I. B. da. (2016). A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Revista Teias, 17(47), 43–58. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25900