A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25900Palavras-chave:
Avaliação, Currículo, São PauloResumo
Este artigo trata sobre os reflexos da introdução de avaliações externas da rede municipal de São Paulo durante o governo de Gilbeto Kassab (2005-2012) no processo de reforma curricular no ensino fundamental. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, além de um estudo de caso em duas escolas da rede entre os anos de 2013 e 2014. A pesquisa concluiu que alguns aspectos relacionados às avaliações externas adotadas como a qualidade das provas, devolutivas dos resultados, política de bonificação dos profissionais da educação, acabaram por comprometer a sua contribuição para o aprimoramento do currículo das escolas e a proposição de políticas públicas que favorecessem o atendimento dos alunos com maiores dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.