DEMOCRACIA QUE TEMOS/QUEREMOS, MEDIANTE O CONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Francisca Pereira Salvino Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Lenilda Cordeiro Macedo Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25879

Palavras-chave:

Pedagogia. Currículo. Democracia.

Resumo

Este artigo analisa significados de democracia, recorrentes durante a reconstrução do currículo de Pedagogia (UEPB/campus I), enfatizando os modos de participação dos sujeitos.  Reconhece que as políticas educacionais refletem um avanço do conservadorismo quando promove o realinhamento do neoliberalismo, que afetam de forma mais insidiosa as identidades historicamente discriminadas em função de diferenças culturais. Todavia, argumenta que determinadas reações às referidas políticas também se configuram como conservadoras, deixando de apresentar alternativas a paradigmas autoritários. Para tanto, recorre aos procedimentos da observação participante e a estudiosos/as como Ernesto Laclau, Cahntal Mouffe, Stephen Ball, Fernandes Enguita, dentre outros/as.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25879

Biografia do Autor

Francisca Pereira Salvino, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba e doutora em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Lenilda Cordeiro Macedo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba e doutora em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Salvino, F. P., & Macedo, L. C. (2016). DEMOCRACIA QUE TEMOS/QUEREMOS, MEDIANTE O CONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Teias, 17(47), 21–41. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25879