CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR: (IN)VARIANTES EDUCACIONAIS E CURRICULARES

Autores

  • José Augusto Pacheco Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25648

Palavras-chave:

Inclusão, Currículo, Diversidade, Desigualdade.

Resumo

Neste artigo aborda-se a inclusão partir de (in)variantes educacionais e curriculares tendo como objeto de problematização não só a discussão de termos, que são usados de forma geral na escola e em documentos internacionais e nacionais, as políticas curriculares, os processos com influência na organização, bem como a tipologia de alunos no contexto escolar. Argumenta-se que o currículo é profundamente desigual, sobretudo devido à sua organização, com tendência para a uniformização e estandardização, pelo que a discriminação é intrínseca às escolas, não podendo ser afastados os fatores socioeconómicos. A inclusão educativa é, pela sua natureza de percursos, uma questão curricular que tem de ser repensada a partir de invariantes educacionais, existentes nas práticas escolares, com o reconhecimento de que a diversidade é um dos princípios fundamentais do desenvolvimento do currículo.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25648

Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Para efeitos de correspondência: jpacheco@ie.uminho.pt

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Publicado

19-09-2016

Como Citar

Pacheco, J. A. (2016). CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR: (IN)VARIANTES EDUCACIONAIS E CURRICULARES. Revista Teias, 17(46), 110–124. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25648