INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Carla Beatris Valentini Universidade de Caxias do Sul
  • Ruthie Bonan Gomes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Alquati Bisol Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25502

Palavras-chave:

Educação inclusiva, deficiência intelectual, aspectos facilitadores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar aspectos facilitadores para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual em escolas comuns, a partir de revisão sistemática de literatura. O corpus de análise foi composto por 44 artigos publicados em periódicos científicos nacionais de 2008 a 2015, localizados através dos descritores: deficiência mental, deficiência intelectual, Síndrome de Down e inclusão escolar. Análise de conteúdo de Bardin permitiu identificar aspectos facilitadores específicos (planejamento, adequação curricular, formação de professores, estrutura, investimentos, etc.), além de aspectos relacionados à aceitação da diversidade, crenças e atitudes como caminhos que podem viabilizar mudanças no cotidiano das escolas.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25502

Biografia do Autor

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: carlabeam@gmail.com

Ruthie Bonan Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: tutti.gomes@gmail.com

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Psicologia. Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: claubisol@gmail.com

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Publicado

10-09-2016

Como Citar

Valentini, C. B., Gomes, R. B., & Bisol, C. A. (2016). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Teias, 17(46), 125–142. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25502