AÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Gilvane Belem Correia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudio Roberto Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25501

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Escolarização, Pesquisa, Formação Docente

Resumo

Este texto analisa a escolarização dos alunos com deficiência no ensino comum e sua relação com a atuação docente. Discute-se a política educacional brasileira acerca da inclusão escolar e sua relação com as alterações nos processos de escolarização. A base da reflexão é o pensamento sistêmico associado a uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico que analisou as produções acadêmicas brasileiras e a frequente indicação de práticas pedagógicas que não favorecem a inclusão desses alunos, além da ênfase em uma formação dos professores indicada como incipiente. O estudo considera a complexidade dos processos de instituição de políticas e sua relação com a dimensão histórica e cultural.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25501

Biografia do Autor

Gilvane Belem Correia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga da Universidade Federal do Pampa, atuando no Núcleo de Desenvolvimento Educacional do Campus São Borja. Docente da rede estadual do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: gilvanebc@gmail.com

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular na área de Educação Especial, no Departamento de Estudos Básicos, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Doutorado em Educação - Universita degli Studi di Bologna (1996) e Pos-doutorado pela Università di Roma 'Foro Italico' (2015). E-mail: baptistacaronti@yahoo.com.br

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Publicado

10-09-2016

Como Citar

Correia, G. B., & Baptista, C. R. (2016). AÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Revista Teias, 17(46), 143–158. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25501