AÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE PESQUISA E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Resumo
Este texto analisa a escolarização dos alunos com deficiência no ensino comum e sua relação com a atuação docente. Discute-se a política educacional brasileira acerca da inclusão escolar e sua relação com as alterações nos processos de escolarização. A base da reflexão é o pensamento sistêmico associado a uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico que analisou as produções acadêmicas brasileiras e a frequente indicação de práticas pedagógicas que não favorecem a inclusão desses alunos, além da ênfase em uma formação dos professores indicada como incipiente. O estudo considera a complexidade dos processos de instituição de políticas e sua relação com a dimensão histórica e cultural.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25501
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias