AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENDÊNCIAS ATUAIS NO BRASIL

Autores

  • Adriana Lia Friszman de Laplane Universidade Estadual de Campinas
  • Katia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos
  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25497

Palavras-chave:

políticas públicas, educação especial, privatização, parceria público-privada.

Resumo

A privatização da educação tem avançado no mundo e no Brasil. As diretrizes dos organismos internacionais não são alheias a esse processo, resultando, nas proposições locais, em arranjos de diversas naturezas: sistemas públicos compram pacotes de ensino privados que incluem materiais e treinamento para os docentes; empresas privadas sustentam financeiramente escolas públicas e controlam, por meio de programas e projetos, o que é ensinado. Na Educação Especial, o setor privado tem longa tradição e, no Brasil, está fortemente enraizado e interligado às políticas públicas. O presente estudo discute e analisa exemplos que podem ser tomados como indicadores das tendências que as relações entre os setores público e privado têm assumido nessa modalidade.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25497

Biografia do Autor

Adriana Lia Friszman de Laplane, Universidade Estadual de Campinas

Doutora Em Educação. Professora da UNICAMP. E-mail: afriszman@hotmail.com

 

 

Katia Regina Moreno Caiado, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação. Professora na UFSCAR. E-mail: caiado.katia@gmail.com

 

 

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora da UFMS. E-mail: monica.kassar@gmail.com

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Publicado

10-09-2016

Como Citar

de Laplane, A. L. F., Caiado, K. R. M., & Kassar, M. de C. M. (2016). AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENDÊNCIAS ATUAIS NO BRASIL. Revista Teias, 17(46), 40–55. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25497