NARRATIVAS IDENTITÁRIAS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO BRASIL

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.25232

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Identidade, Patrimônio Cultural.

Resumo

No Contemporâneo, observa-se a ressignificação nos sentidos e nos usos sociopolíticos atribuídos aos patrimônios culturais, inscritos, com frequência, em uma ambivalência entre dinâmicas de desenvolvimento econômico e processos de afirmação identitária. Tal diagnóstico torna pertinente interrogações acerca das relações entre educação e patrimônio cultural, sobretudo sobre as correlações e as correspondências entre as políticas de educação patrimonial e as narrativas identitárias agenciadas em escala local. Neste sentido, o presente artigo busca examinar o estado atual da educação patrimonial no contexto de duas cidades brasileiras que sofreram processo de patrimonialização cultural.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25232


 

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor em Ciências Sociais. E-mail: rodrigoddsilva@hotmail.com

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Dias da Silva, R. M. (2016). NARRATIVAS IDENTITÁRIAS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO BRASIL. Revista Teias, 18(48), 17–36. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25232