BIOPOLÍTICA: UM DIÁLOGO COM A(S) INFÂNCIA(S)

Autores

  • Monique Cristina Francener Hammes Schütz UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
  • Gicele Maria Cervi UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
  • Mirele Corrêa UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25073

Palavras-chave:

Sociedade, Biopolítica, Infância, Poder

Resumo

Esta pesquisa é caracteriza-se como sendo qualitativa, bibliográfica, que tem por objetivo problematizar a infância na sociedade contemporânea, reconhecendo esse período da vida como dispositivo de controle sobre os corpos que evidenciam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa são Foucault, Deleuze, Bujes e Gondra. Por meio de uma trajetória histórica desde a Sociedade Soberana passando pela Disciplinar, a pesquisa busca conceituar a atual sociedade de Biopolítica e evidencia que as formulações de infância não são isentas de poder, são efeitos dos jogos de poder e vontades de saber que controlam e regulam condutas.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25073

Biografia do Autor

Monique Cristina Francener Hammes Schütz, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Graduada em Pedagogia- FURB (2014). Mestranda do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Bolsista CAPES.

Gicele Maria Cervi, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, formação, tecnologias e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB desde 2011 e Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016.

Mirele Corrêa, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Graduada em Pedagogia- FURB. Mestranda do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Como Citar

Hammes Schütz, M. C. F., Cervi, G. M., & Corrêa, M. (2016). BIOPOLÍTICA: UM DIÁLOGO COM A(S) INFÂNCIA(S). Revista Teias, 17(46), 225–239. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25073