EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: DESAFIOS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Georgina Negrão Kalife Cordeiro Universidade Federal do Pará
  • Joana d'Arc Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará
  • Salomão Antonio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25046

Palavras-chave:

, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Educadores, Teoria Freireana.

Resumo

O artigo pauta os desafios que a Educação de Jovens e Adultos enfrenta, face aos condicionantes históricos, políticos e sociais existentes, para se consolidar como uma modalidade da Educação Básica. Apresentamos os acordos internacionais e a legislação nacional que estabelece a EJA enquanto direito individual e de classe e como dever do Estado. Refletimos sobre a formação específica dos Educadores da EJA, apresentando-a como uma estratégia para sua consolidação. E por fim, compartilhamos a experiência de formação e intervenção qualificada do Curso de Especialização em EJA da Universidade Federal do Pará, evidenciando suas contribuições para consolidar a EJA na perspectiva da Educação Popular, como política pública e como direito ao longo da vida universalizado com qualidade social.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25046

Biografia do Autor

Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Ptofessora do Instituto de Ciencias da Educação /Faculdade de`Pedagogia

Professora da Universidade Federal do Pará e Docente do Programa de Pós Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia, vinculado ao Campus de Bragança da UFPA. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área temática Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Movimentos Sociais. Compõe a Comissão Pedagógica Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e coordena o Centro de Documentação e Memória em Educação de Jovens e Adultos na Amazônia.

 

Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Educação/ Campus de Bragança

Professora da Faculdade de Educação no Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará.  Na docência tem se envolvido com as áreas da Psicologia da Educação, Psicologia Desenvolvimento e Aprendizagem, Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Na extensão desenvolve projetos na áreas da Formação continuada de educadores da EJA, Alfabetização e Escolarização de Jovens e Adultos do Campo e Organização de Movimentos sociais. Na pesquisa tem atuado no Campo das Representações Sociais, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Juventude, Educação do Campo, saberes e Práticas Culturais, estratégias e Produção de conhecimento.

Salomão Antonio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Educação/ Instituto Ciencias da Educação

Professor da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo e da Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. Na área de Educação, privilegia as temáticas: educação do campo, políticas educacionais, educação de jovens e adultos, currículo e formação de professores na Amazônia.

 

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

Cordeiro, G. N. K., Neves, J. d’Arc V., & Hage, S. A. M. (2016). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: DESAFIOS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 111–128. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25046