EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: DESAFIOS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25046Palavras-chave:
, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Educadores, Teoria Freireana.Resumo
O artigo pauta os desafios que a Educação de Jovens e Adultos enfrenta, face aos condicionantes históricos, políticos e sociais existentes, para se consolidar como uma modalidade da Educação Básica. Apresentamos os acordos internacionais e a legislação nacional que estabelece a EJA enquanto direito individual e de classe e como dever do Estado. Refletimos sobre a formação específica dos Educadores da EJA, apresentando-a como uma estratégia para sua consolidação. E por fim, compartilhamos a experiência de formação e intervenção qualificada do Curso de Especialização em EJA da Universidade Federal do Pará, evidenciando suas contribuições para consolidar a EJA na perspectiva da Educação Popular, como política pública e como direito ao longo da vida universalizado com qualidade social.
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