CURRÍCULO, SABERES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES DA EJA: RECONFIGURAÇÕES EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO

Autores

  • Divoene Pereira Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosa Aparecida Pinheiro Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25029

Palavras-chave:

Formação, Currículo, Movimentos Sociais, Escola Pública.

Resumo

No âmbito da formação continuada, ao pensar as proposições curriculares para a educação de jovens e adultos (EJA), a partir da investigação de como nestas se articulam os saberes e vivências dos professores em um assentamento  que atuam em uma escola pública municipal, em Florânia/Rio Grande do Norte (RN), - por meio de uma Pesquisa Colaborativa, reflete-se sobre a existência de duas lógicas que orientam a configuração curricular: uma encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação; e, outra, advinda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), com dinâmicas e propostas diferenciadas, buscando compreender as orientações e padrões em disputa, que possibilitam reconfigurar uma proposição curricular que contemple as necessidades dos jovens e adultos assentados.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25029

Biografia do Autor

Divoene Pereira Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), mestra em Educação (2012) e licenciada em Pedagogia (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede Municipal de Ensino em Florânia (RN), no Assentamento de Reforma Agrária Serra Nova. Currículo: .

Rosa Aparecida Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Estagio Doutoral na Universidad de Barcelona e Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da UFSCar e do PPGED da UFRN, com pesquisa no campo do Currículo e na Educação de pessoas jovens e adultas.

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

Cruz, D. P., & Pinheiro, R. A. (2016). CURRÍCULO, SABERES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES DA EJA: RECONFIGURAÇÕES EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 59–74. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25029