CONCEITUALIZANDO PROFISSIONALIZACÃO ENTRE OS PROFESSORES DE ADULTOS NO CONTEXTO EUROPEU

Autores

  • Marcella Milana Universidade de Verona
  • Oleksandra Skrypnyk Universidade do Sul da Austrália

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25023

Palavras-chave:

profissionalismo, profissionalização, educação de adultos, professores de adultos

Resumo

Como em outros campos de trabalho, a profissionalização na educação de adultos está sendo afetado por rápidas mudanças sociopolíticas; diferentemente, porém, desmembrar o conceito de profissionalização na educação de adultos é mais complexo devido à própria amplidão do campo e às suas peculiaridades. Esta contribuição revê modelos tradicionais de profissionalismo através das lentes de uma perspectiva de ‘profissionalismo funcional’. Ao fazê-lo, o principal argumento das autoras é que não é apropriado conceituar a educação de adultos como uma profissão ou um campo profissional tout court. Existem diversas ocupações no campo da educação de adultos que se posicionam ao longo de um continuum. Consequentemente, as autoras sugerem que a profissionalização entre os praticantes da educação de adultos deveria ser avaliada à luz do conhecimento sobre as teorias do aprendizado adulto que esses praticantes possuem, da epistemologia ética que guia o comportamento deles e do grau de confiança dos aprendizes adultos, mais que por uma visão restrita da ocupação específica que eles detém.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25023

Biografia do Autor

Oleksandra Skrypnyk, Universidade do Sul da Austrália

É doutoranda em Educação na Universidade do Sul da Austrália pesquisadora na DelfUniversidade de Tecnologia na Holanda. Entre seus interesses de pesquisa de pesquisa estão: facilitação de processosde grupo em educação on-line aberta; pedagogia e aprendizagem. Tem experiência de trabalho sobre domínios doensino de línguas, educação de adultos na tradição e integração da tecnologia nas práticas de ensino.

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

Milana, M., & Skrypnyk, O. (2016). CONCEITUALIZANDO PROFISSIONALIZACÃO ENTRE OS PROFESSORES DE ADULTOS NO CONTEXTO EUROPEU. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 161–177. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25023