DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL: A EJA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Jane Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Fátima Lobato Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25007

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação para a EJA, Currículo de pedagogia, Currículo como produção cotidiana

Resumo

O artigo problematiza concepção de currículo de formação como produção cotidiana, e decorre de práticas de formação inicial de professores para os anos iniciais do EF e múltiplos espaços sociais e educativos, enfatizando jovens e adultos, público para quem também se destinava. Implantada desde 2003, a concepção adotada pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) guardava coerência com diretrizes de movimentos de formação, disputadas na arena das políticas públicas, avançando epistemologicamente no fazer da formação. A resultante fundamentava-se na experiência formadora de 12 anos da unidade acadêmica, em que a EJA representava um campo definido da formação, ao lado da educação infantil e da educação especial, associado, cada um deles, à formação do professor para o curso de magistério em nível médio.

DOI:  https://doi.org/10.12957/teias.2016.25007

Biografia do Autor

Jane Paiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

http://lattes.cnpq.br/3049044829510326

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) e do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora na área de educação de jovens e adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos, políticas públicas de alfabetização, de educação de jovens e adultos, de educação continuada e aprendizagem ao longo da vida, educação em prisões, leitura e escrita, formação de pedagogos e de professores para o campo da educação de jovens e adultos e formação continuada.

Fátima Lobato Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

http://lattes.cnpq.br/5894241244939473

Professora do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Pesquisadora na área de educação de jovens e adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: alfabetização, formação continuada de professores da EJA, educação de jovens e adultos, questões raciais, política de educação inclusiva e direito à educação. Coordena cursos de extensão na área de formação continuada de professores que atuam na educação de jovens e adultos das redes públicas de ensino e no campo de gestão educacional.

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

Paiva, J., & Fernandes, F. L. (2016). DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL: A EJA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 25–42. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25007