PROPOSTAS PARA IR ALÉM DA “PERSISTÊNCIA DA BURRICE” E OUTRAS “IDEIAS ZUMBI” NA EJA

Autores

  • Sandra Regina Sales Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gustavo Fischman Arizona State University

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25004

Palavras-chave:

Cursos de Pedagogia, dicotomia Teoria/Prática, ideias zumbi

Resumo

Nesse trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Cursos de Pedagogia do estado do Rio de Janeiro, a partir de uma revisão de uma revisão das grades curriculares dos cursos e de entrevistas em profundidade com professores que ministram disciplinas de EJA em IES públicas e privadas. Na análise dos dados, a relação entre teoria e prática pedagógica na EJA foi a tensão central que articulou as perspectivas individuais e institucionais. Esta tensão apareceu atravessada por um olhar pessimista que gera uma imagem da EJA como um caminho íngreme e um espaço pedagógico de conflitos. Neste texto discutimos que algumas dessas caracterizações estão articuladas a partir de ideias zumbi, que são aquelas que “deveriam ter sido mortas pela evidências, mas se recusam a morrer.” Nas conclusões propormos a necessidade de desenvolver novos modelos de relacionamento entre os cursos de Pedagogia e as escolas, estabelecendo relações de colaboração e intercâmbio entre os cursos de Pedagogia e as escolas de educação básica abandonando a divisão de tarefas que atribui à universidade a “teoria” e às escolas as “práticas”.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25004

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Publicado

10-08-2016

Como Citar

Sales, S. R., & Fischman, G. (2016). PROPOSTAS PARA IR ALÉM DA “PERSISTÊNCIA DA BURRICE” E OUTRAS “IDEIAS ZUMBI” NA EJA. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 9–24. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25004