PROPOSTAS PARA IR ALÉM DA “PERSISTÊNCIA DA BURRICE” E OUTRAS “IDEIAS ZUMBI” NA EJA
Resumo
Nesse trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Cursos de Pedagogia do estado do Rio de Janeiro, a partir de uma revisão de uma revisão das grades curriculares dos cursos e de entrevistas em profundidade com professores que ministram disciplinas de EJA em IES públicas e privadas. Na análise dos dados, a relação entre teoria e prática pedagógica na EJA foi a tensão central que articulou as perspectivas individuais e institucionais. Esta tensão apareceu atravessada por um olhar pessimista que gera uma imagem da EJA como um caminho íngreme e um espaço pedagógico de conflitos. Neste texto discutimos que algumas dessas caracterizações estão articuladas a partir de ideias zumbi, que são aquelas que “deveriam ter sido mortas pela evidências, mas se recusam a morrer.” Nas conclusões propormos a necessidade de desenvolver novos modelos de relacionamento entre os cursos de Pedagogia e as escolas, estabelecendo relações de colaboração e intercâmbio entre os cursos de Pedagogia e as escolas de educação básica abandonando a divisão de tarefas que atribui à universidade a “teoria” e às escolas as “práticas”.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25004
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias