PROPOSTAS PARA IR ALÉM DA “PERSISTÊNCIA DA BURRICE” E OUTRAS “IDEIAS ZUMBI” NA EJA

Sandra Regina Sales, Gustavo Fischman

Resumo


Nesse trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Cursos de Pedagogia do estado do Rio de Janeiro, a partir de uma revisão de uma revisão das grades curriculares dos cursos e de entrevistas em profundidade com professores que ministram disciplinas de EJA em IES públicas e privadas. Na análise dos dados, a relação entre teoria e prática pedagógica na EJA foi a tensão central que articulou as perspectivas individuais e institucionais. Esta tensão apareceu atravessada por um olhar pessimista que gera uma imagem da EJA como um caminho íngreme e um espaço pedagógico de conflitos. Neste texto discutimos que algumas dessas caracterizações estão articuladas a partir de ideias zumbi, que são aquelas que “deveriam ter sido mortas pela evidências, mas se recusam a morrer.” Nas conclusões propormos a necessidade de desenvolver novos modelos de relacionamento entre os cursos de Pedagogia e as escolas, estabelecendo relações de colaboração e intercâmbio entre os cursos de Pedagogia e as escolas de educação básica abandonando a divisão de tarefas que atribui à universidade a “teoria” e às escolas as “práticas”.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25004


Palavras-chave


Cursos de Pedagogia; dicotomia Teoria/Prática; ideias zumbi

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional