A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Autores

  • Ana Helena Lima de Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria Sacramento Aquino Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24945

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Cidadania, Consciência ingênua e crítica.

Resumo

Este artigo apresenta a abordagem em torno da importância de que seja identificada uma concepção de cidadania, mais específica, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecendo o modo de vida dos estudantes, as experiências sociais, assim como, refletir a questão do desrespeito histórico aos direitos civis dos jovens e adultos. A formação para a cidadania é analisada através de documentos oficiais e posicionamentos de teóricos, a exemplo da defesa de Arroyo, de Freire e outros. Nas conclusões destacamos que a formação para cidadania tenha inspirações na interrogação da realidade social dos educandos, do processo reflexivo acerca da superação da consciência ingênua existente.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24945

Biografia do Autor

Ana Helena Lima de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos- MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia. Diretora de Escola Pública em Feira de Santana – Bahia.

Maria Sacramento Aquino, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos- MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Educação pela Universidade do Rio Grande do Norte.

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Pleno do Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação de Educação de Jovens e Adultos, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona - Espanha.

Downloads

Publicado

12-09-2016

Como Citar

de Souza, A. H. L., Aquino, M. S., & Amorim, A. (2016). A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. Revista Teias, 17(46), 240–250. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24945