A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLAR

Autores

  • Rosa Malena de Araújo Carvalho UFF/Professora

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.24933

Palavras-chave:

Escola Pública, Educação física escolar, Cultura Corporal.

Resumo

Entrelaçando com sentidos educacionais que qualificam a docência nas escolas públicas contemporâneas, compartilhamos estudo realizado no período de pós-doutoramento. Partindo da ideia de que a não caracterização da educação física, como prática pedagógica, faz parte das forças que descaracterizam o escolar, no desenvolvimento do estudo identificamos que a escolarização sofre os impactos e os interesses que não são de sua responsabilidade. Nesse processo, em diálogo com Larrosa, Masschelein, Simons, Sloterdijk e o Coletivo de Autores, destacamos as práticas corporais como conhecimentos e a escola como um bem público. Nossas considerações argumentam para a materialidade da educação física que se faz no escolar, em movimento que requer olhar para o conjunto do trabalho docente.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24933


 

Biografia do Autor

Rosa Malena de Araújo Carvalho, UFF/Professora

Drª em Educação pela UERJ; Professora adjunta no Instituto de Educação Física da UFF; Bolsista CAPES (pós-doutorado na Universidade de Barcelona); Coordenadora do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar, experiências Lúdicas e Artísticas, Corporeidades); rosamalena@vm.uff.br.

Downloads

Publicado

07-03-2017

Como Citar

Carvalho, R. M. de A. (2017). A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLAR. Revista Teias, 18(49), 254–268. https://doi.org/10.12957/teias.2017.24933

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua