OS VALORES (BIO)ÉTICOS NA VIDA E NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24830

Palavras-chave:

Ética, Educação, Bioética, Liberdade, Justiça.

Resumo

O texto contempla uma abordagem filosófica e destaca a importância da ética no campo da educação, tomando como referência os principais valores bioéticos. Parte-se de uma reflexão crítica sobre os fundamentos da educação, tendo em vista uma formação ética, comprometida com os valores e a construção de uma subjetividade fraterna e cidadã. Sustenta-se que a educação não pode servir apenas para ensinar a ler, escrever e contar, senão para formar homens que sejam sujeitos de sua história, que tenham a possibilidade de desenvolver suas potencialidades e produzir novas condições para ler e compreender o mundo. Defende-se que o papel da educação, fundada em valores bioéticos, é o de gestar as condições para um pensar crítico e reflexivo; um agir livre, consciente e responsável; e um conviver cuidadoso com os demais seres e, sobretudo, voltado para a construção de uma sociedade ética: justa e pacífica.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24830

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutor em Filosofia da Educação - UFPEL. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

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Publicado

27-07-2016

Como Citar

Alves, M. A. (2016). OS VALORES (BIO)ÉTICOS NA VIDA E NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Teias, 17(46), 191–206. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24830