ANALOGIAS CURRICULARES: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO BRASIL E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E MOÇAMBICANA EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Alípio Márcio Dias Casali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24826

Palavras-chave:

Analogias curriculares, Cultura Afro-brasileira, Historia de Moçambique.

Resumo

Apoiado teoricamente no conceito de universalidade análoga e empiricamente numa pesquisa de campo junto a Pesquisadores e a Escolas em Moçambique, o presente artigo faz uma análise crítica acerca dos fundamentos do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Brasil e o ensino de História e Cultura Africana e Moçambicana em Moçambique. Afirma, conclusivamente, que a factibilidade e a efetividade de um currículo intercultural, democrático, emancipatório e de boa qualidade social passam pela superação do eurocentrismo e pelo consequente reconhecimento do valor da história e da diversidade que constituem a identidade do currículo no Brasil e em Moçambique.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24826

Biografia do Autor

Alípio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Filósofo. Mestre e Doutor em Educação (PUC-SP). Pós-Doutor em Educação (Univ. Paris-8). Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, em atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo, da PUC-SP.

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Publicado

01-08-2016

Como Citar

Casali, A. M. D. (2016). ANALOGIAS CURRICULARES: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO BRASIL E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E MOÇAMBICANA EM MOÇAMBIQUE. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 209–224. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24826