“TUDO O QUE VOCÊ DISSER VIRA PESQUISA”: TRILHANDO CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA COM INTERNAUTAS

Autores

  • Dilton Ribeiro do Couto Junior ProPEd/UERJ
  • Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald ProPEd/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24821

Palavras-chave:

Etnografia virtual, Alteridade, Dialogismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões teórico-metodológicas sobre caminhos possíveis na pesquisa com jovens internautas. Para isso, apropriamo-nos da abordagem dialógica de Mikhail Bakhtin, segundo a qual pesquisador e pesquisados são concebidos como coautores em um processo de produção de conhecimento que constrói-se gradualmente com o outro. Além disso, a partir das contribuições de Christine Hine, buscamos inspiração na etnografia virtual para compreender os processos comunicacionais que emergem na rede mundial de computadores. Dessa forma, considerando a internet como o lugar de encontro com o outro, concluímos que a relação com os sujeitos é imprescindível para as reflexões de pesquisa nos ambientes virtuais.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24821

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro do Couto Junior, ProPEd/UERJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC). Bolsista CAPES.

Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald, ProPEd/UERJ

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio (ProPEd/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC).

Downloads

Publicado

26-07-2016

Como Citar

do Couto Junior, D. R., & Oswald, M. L. M. B. (2016). “TUDO O QUE VOCÊ DISSER VIRA PESQUISA”: TRILHANDO CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA COM INTERNAUTAS. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 179–193. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24821