A CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS: O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO NO COTIDIANO

Débora Maria Nascimento

Resumo


Discute-se neste texto o discurso pedagógico sobre a construção do saber escolar, a partir da análise da prática pedagógica dos/as professores/as de uma escola pública dos ciclos iniciais do ensino fundamental. Os estudos de Bernstein (1996) sobre o discurso pedagógico, aliados a algumas noções dos estudos do cotidiano desenvolvidos por Certeau (2003), possibilitaram que se construísse um quadro teórico-metodológico, onde a observação das práticas das professoras no cotidiano e as entrevistas semi-estruturadas foram os instrumentos privilegiados de coleta de dados, seguida de uma análise interpretativa desses dados, com base na análise de conteúdo em Bardin (1977). Os achados da pesquisa indicam que alguns princípios orientadores do ensinar-aprender a partir da perspectiva da escola organizada em ciclos vêm influenciando a prática das professoras. Além disso, outros princípios e práticas também vêm sendo construídos a partir dos rituais e dos procedimentos desenvolvidos no cotidiano.

Palavras-chave


currículo, saber escolar, prática pedagógica, ciclo básico

Texto completo:

Texto completo [PDF]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional