INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES PRÉ-PROFISSIONAIS

Autores

  • Paula Gaida Winch Universidade Federal de Santa Maria
  • Edna Falcão Dutra Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Eliza Gama Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo A. Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

estágio curricular, interação universidade-escola, formação de professores.

Resumo

Este artigo é parte das atividades que foram desenvolvidas no Projeto de Pesquisa COTESC. Um dos objetivos deste projeto foi estudar formas de interação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Educação Básica (EEB), visando subsidiar a proposição de parâmetros para criar mecanismos flexíveis, porém estáveis e consistentes, para a realização de Estágios Curriculares (EC). Neste artigo, estudamos como os EC vêm sendo organizados e desenvolvidos nos espaços escolares, identificando, entre outros aspectos, as responsabilidades que estão sendo atribuídas tanto às IES quanto às EEB na sua realização, a partir da visão de membros de Equipes Diretivas de EEB de Santa Maria/RS, mediante a realização de entrevistas, e de estagiários de Cursos de Licenciatura da UFSM, mediante utilização de questionários. Constatamos uma grande diversidade quanto à maneira como o estagiário é orientado, acompanhado e avaliado no seu trabalho. Caracterizamos essa diversidade como decorrência de falta de interação sistemática e institucional entre IES e EEB. Salientamos, também, que a atual indefinição sobre os papéis das IES e das EEB na organização e na realização dos EC torna-se um dos principais motivos de atrasos na consolidação de ações interativas entre essas instituições relativamente à Formação Inicial de Professores.

Biografia do Autor

Paula Gaida Winch, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras pela UFSM, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Edna Falcão Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química pela UFSM, Bolsista AT-CNPq.

Maria Eliza Gama Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela UFSM, Professora Substituta do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Eduardo A. Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela USP, Professor Associado do Centro de Educação da UFSM (Núcleo de Educação em Ciências e Programa de Pós-Graduação em Educação), Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq/PQ1D.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Winch, P. G., Dutra, E. F., Santos, M. E. G., & Terrazzan, E. A. (2007). INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES PRÉ-PROFISSIONAIS. Revista Teias, 7(13-12), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24617

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua