ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM ÀS DROGAS: POR ONDE ANDA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO?

Autores

  • Maria de Lourdes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24600

Palavras-chave:

Drogas. Medicalização. Educação. História da Educação.

Resumo

O presente trabalho analisa dois slogans criados para campanhas de combate às drogas: “Drogas, tô fora!” e “Diga não às drogas” e duas respostas paródicas dadas a eles à luz dos conceitos de dialogismo e responsabilidade de Mikhail Bakhtin e Hannah Arendt, respectivamente. A discussão é proposta nos marcos da história da educação, problematizando sobre a escassez de pesquisas neste campo e a importância de tais investimentos para a educação.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Profa. Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ/Maracanã. E-mail: lullua2@yahoo.com.br.

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Publicado

24-05-2016

Como Citar

da Silva, M. de L. (2016). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM ÀS DROGAS: POR ONDE ANDA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO?. Revista Teias, 17(45), 143–161. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24600