ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM ÀS DROGAS: POR ONDE ANDA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO?

Maria de Lourdes da Silva

Resumo


O presente trabalho analisa dois slogans criados para campanhas de combate às drogas: “Drogas, tô fora!” e “Diga não às drogas” e duas respostas paródicas dadas a eles à luz dos conceitos de dialogismo e responsabilidade de Mikhail Bakhtin e Hannah Arendt, respectivamente. A discussão é proposta nos marcos da história da educação, problematizando sobre a escassez de pesquisas neste campo e a importância de tais investimentos para a educação.

Palavras-chave


Drogas. Medicalização. Educação. História da Educação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24600

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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