IMAGINÁRIO MAFIOSO E EDUCAÇÃO ANTIMÁFIA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ITALIANAS

Autores

  • Francesca Della Ratta-Rinaldi ISTAT Instituto Nacional de Estatística - Departamento de Estatísticas Sociais e Ambientais.
  • Ludovica Ioppolo Sapienza Sapienza Università di Roma
  • Giuseppe Ricotta Università di Roma

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24599

Palavras-chave:

antimáfia, imaginário mafioso, corrupção, educação, Itália.

Resumo

Nesse artigo apresentamos os principais resultados de uma pesquisa realizada pela Associação Italiana Antimáfia, Libera, em diferentes escolas do ensino médio localizadas em duas regiões do Norte da Itália: Piemonte e Lombardia. Realizou-se o levantamento por um questionário em rede autoadministrado. Aqui, apresentamos os resultados a respeito do conhecimento dos alunos sobre máfia e antimáfia em relação à mídia e às atividades de educação na escola; as percepções deles sobre a corrupção; a confiança deles nas instituições e as atitudes dos alunos em relação ao jogo de azar. Complementa o artigo uma análise textual das histórias escritas pelos alunos sobre a máfia. O principal resultado é o papel estratégico da educação antimáfia nos entendimentos e atitudes dos alunos.

Biografia do Autor

Francesca Della Ratta-Rinaldi, ISTAT Instituto Nacional de Estatística - Departamento de Estatísticas Sociais e Ambientais.

Pesquisadora ISTAT Instituto Nacional de Estatística - Departamento de Estatísticas Sociais e Ambientais. PHD em Metodologia das Ciências Sociais e Políticas. E-mail: francescadellaratta@gmail.com.

Ludovica Ioppolo, Sapienza Sapienza Università di Roma

PhD em Pesquisa Aplicada em Ciências Sociais pela Sapienza Sapienza Università di Roma e trabalha na Libera. E-mail: ludovicaioppolo@gmail.com.

Giuseppe Ricotta, Università di Roma

Giuseppe Ricotta é pesquisador de Sociologia e Professor de Sociologi, inclusão e Segurança Social no Departamento de Ciências Sociais da Sapienza Università di Roma. E-mail: giuseppe.ricotta@uniroma1.it.

Downloads

Publicado

24-05-2016

Como Citar

Ratta-Rinaldi, F. D., Ioppolo, L., & Ricotta, G. (2016). IMAGINÁRIO MAFIOSO E EDUCAÇÃO ANTIMÁFIA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ITALIANAS. Revista Teias, 17(45), 119–142. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24599