ATUAÇÃO DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EIXOS QUE POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA

Autores

  • Glediane Saldanha Goetzke da Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24590

Palavras-chave:

Pibid, Formação, Docência, Organização.

Resumo

As ações do Pibid /Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, foram realizadas a partir de três eixos norteadores: planejamento compartilhado, sala de aula e escola como ambiente alfabetizador. Com base nesta proposta, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos referentes à forma de organização das atividades realizadas nas escolas a partir dos eixos citados, e a forma como estes contribuíram para melhor compreensão e promoção da aprendizagem autorregulada de alunos universitários e professores do ciclo de alfabetização que, no percurso, tornaram-se capazes de atuar com consciência e controle, planejando, executando e (auto)avaliando suas ações.

Biografia do Autor

Glediane Saldanha Goetzke da Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em educação, Pedagoga e Professora com licenciatura plena nos anos iniciais. Atualmente atua como professora substituta em três disciplinas do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas.

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Pedagogia (1977), Mestrado em Educação, e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fundamentos Psicológicos da Educação, da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação - PPGE/FaE/UFPel e faz parte do grupo de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR. Tem experiência na área de Educação, orienta trabalhos de pesquisa com ênfase na autorregulação da aprendizagem, estratégias pedagógicas e metodológicas de ensino e de aprendizagem e narrativas, (auto)formação de professores.

Downloads

Publicado

12-02-2016

Como Citar

Rosa, G. S. G. da, & Frison, L. M. B. (2016). ATUAÇÃO DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EIXOS QUE POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA. Revista Teias, 17(44), 237–250. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24590

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua