ATUAÇÃO DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EIXOS QUE POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA

Glediane Saldanha Goetzke da Rosa, Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumo


As ações do Pibid /Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, foram realizadas a partir de três eixos norteadores: planejamento compartilhado, sala de aula e escola como ambiente alfabetizador. Com base nesta proposta, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos referentes à forma de organização das atividades realizadas nas escolas a partir dos eixos citados, e a forma como estes contribuíram para melhor compreensão e promoção da aprendizagem autorregulada de alunos universitários e professores do ciclo de alfabetização que, no percurso, tornaram-se capazes de atuar com consciência e controle, planejando, executando e (auto)avaliando suas ações.

Palavras-chave


Pibid; Formação; Docência; Organização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24590

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional