Temas Geradores no Ensino de Química: Concepções de educadores e educandos de duas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe.

Autores

  • Antonio Hamilton Santos Universidade Federa de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24588

Palavras-chave:

Concepções, Ensino de Química, Temas Geradores.

Resumo

A ação direta do educando na construção de seu conhecimento é bastante discutida por Paulo Freire que se utiliza de Temas Geradores como estratégias metodológicas no processo de conscientização dos educandos sobre a realidade opressora vivida em sociedades desiguais. Isto constitui o ponto de partida para o processo de construção do conhecimento. Nesta estratégia, os conteúdos tradicionais são substituídos por conteúdos extraídos da prática de vida dos educandos, através da pesquisa de seu universo cultural. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar como esta metodologia é concebida pelos educadores e educandos da disciplina de Química, em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe.

Biografia do Autor

Antonio Hamilton Santos, Universidade Federa de Sergipe

Licenciado em Química Licencenciatura, mestrando em Ensino de Ciências e Matématica UFS, professor da Rede pública Estadual de Sergipe.

Downloads

Publicado

09-02-2016

Como Citar

Santos, A. H. (2016). Temas Geradores no Ensino de Química: Concepções de educadores e educandos de duas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe. Revista Teias, 17(44), 206–222. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24588

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua