O FILOSOFAR NA DIMENSÃO E NO MUNDO ÉTICO: CONFLUÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO

Cláudia Battestin, Edmir Bergamo, Janaine Souza Gazzola

Resumo


Resumo: O presente artigo visa investigar através de uma pesquisa bibliográfica, a importância do filosofar na dimensão ética, uma vez que, a realidade nos impõe uma reorientação radical sobre o nosso modo de viver, e sobre as formas de pensar e ver o mundo. Neste intuito, observamos que a educação não se manifesta dentro de uma sociedade como um fim em si mesma, na medida em que ela é um instrumento de transformação social, cercada de valores decorrente de práticas educacionais, porém, não são essas práticas que estabelecem os seus fins, e sim, a reflexão acerca do próprio ato de pensar sobre as práticas. É pensando Neste sentido, que analisamos a importância de uma educação voltada para a realidade, com uma ética que pressupõe a existência do agir e do outro,

Palavras-chave


Filosofia. Educação. Ética. Mundo

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24587

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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