PASSADO, PRESENTE E FUTURO: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E CINEMA NA PARAÍBA

Autores

  • Virgínia de Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24584

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Preservação de Acervo, Memória

Resumo

Em nossa pesquisa, lidamos no cotidiano com projetos de educação e cinema para jovens “antenados” com as tecnologias atuais e que sonham com o devir, mas preocupamo-nos também com a questão da preservação do material fílmico do passado. Assim, pesquisamos esforços de profissionais de universidades para preservar e possibilitar o acesso democrático à produção cinematográfica da Paraíba - PB. Levantamos, de modo geral, três importantes ações: a Rede Nordestina Audiovisual; o Cinema Paraibano: Memória e Preservação; e o Indie Cine App. Detivemo-nos mais no segundo projeto acima citado, se não em seu total, pelo menos sobre significante parte do histórico do processo que seus coordenadores realizaram na telecinagem de filmes produzidos em Super-8 e em 16 mm na PB, nas décadas de 1970 e 1980.

Biografia do Autor

Virgínia de Oliveira Silva

Professora Associada do Centro de Educação da UFPB, onde coordena o Projeto Cinestésico – Cinema e Educação e o Projeto Educação Legal. PhD em Educação – PROPEd/UERJ; Doutora em Educação – Uff; Mestre em Educação – UFRJ; Bacharel em Comunicação – UFPB; Licenciada em Letras – UFRJ; e Licencianda em Cinema – Uff. Diretora e Roteirista.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

Silva, V. de O. (2016). PASSADO, PRESENTE E FUTURO: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E CINEMA NA PARAÍBA. Revista Teias, 17(44), 135–161. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24584