A ESCOLA VAI AO CINEMA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PARCERIA ENTRE O SESC E O CINEDUC PARA FORMAÇÃO AUDIOVISUAL

Autores

  • Milene de Cássia Silveira Gusmão
  • Marcelo Costa Lopes

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24582

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Arte, SESC, Cineduc

Resumo

Resumo: As reflexões a seguir apresentadas resultam do percurso de pesquisa ancorado na linha Memória, Cultura e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tributário da pauta de investigações do projeto temático Memória, cinema e processos de formação cultural, o artigo toma como eixo analítico as ações do projeto A Escola Vai ao Cinema, realizado em parceria entre o SESC e o Cineduc, de 2001 a 2007, para compreender a proposição de formação cinematográfica e audiovisual que se desenvolveu mediante sessões de cinema e oficinas destinadas a professores e alunos de diversas escolas no país. Faz isto considerando a atualidade do debate acerca das relações entre cinema e educação, especialmente no que diz respeito à aprovação da Lei 13.006/2014.

Biografia do Autor

Milene de Cássia Silveira Gusmão

Doutorado em Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil – 2008, Docente da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB).

Marcelo Costa Lopes

Mestre em Memória:Linguagem e Sociedade pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

Silveira Gusmão, M. de C., & Lopes, M. C. (2016). A ESCOLA VAI AO CINEMA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PARCERIA ENTRE O SESC E O CINEDUC PARA FORMAÇÃO AUDIOVISUAL. Revista Teias, 17(44), 101–118. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24582