EDUCAÇÃO, CINEMA, MOVIMENTOS SOCIAIS E POVOS DO CAMPO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marilia Campos
  • Taís Lobo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24580

Palavras-chave:

cinema/audiovisual comunitário, educação popular, movimentos sociais.

Resumo

O presente artigo visa trazer algumas reflexões em torno do cinema/audiovisual comunitário e vinculado aos movimentos sociais em seus múltiplos sentidos educativos, implementado em cursos, oficinas, laboratórios, seminários e encontros pautados na educação popular. Nessa perspectiva, compreendem-se o cinema e o “fazer cinematográfico” não como meios “técnicos”, mas como linguagem possibilitadora de metodologias que articulem práticas sociais, políticas e comunitárias outras. Algumas experiências vivenciadas no estado do Rio de Janeiro são narradas e analisadas nesse diálogo entre cinema/audiovisual, educação popular e movimentos sociais.

Biografia do Autor

Marilia Campos

Professora Adjunto II em Educação do Campo – UFRRJ. Doutora em Sociologia – PPGSA – UFRJ.

Taís Lobo

Documentarista e educadora, graduada em Cinema pela Uff. Integra o Núcleo de Audiovisual do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e atua em pesquisas, processos de formação e produções audiovisuais institucionais e independentes nas áreas de cultura, gênero, sexualidade e feminismos.

Downloads

Publicado

22-02-2016

Como Citar

Campos, M., & Lobo, T. (2016). EDUCAÇÃO, CINEMA, MOVIMENTOS SOCIAIS E POVOS DO CAMPO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, 17(44), 67–83. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24580