PENSAR O OUTRO NO CINEMA: POR UMA ÉTICA DAS IMAGENS

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer
  • Fabiana Marcello

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24577

Palavras-chave:

Cinema, Alteridade, Estrangeiro, Imagem, Formação Ético-Estética

Resumo

Neste texto, discutimos relações entre alteridade, ética e imagem, a partir de dados de uma pesquisa sobre cinema e educação. Tratamos do conceito de estrangeiro, de Julia Kristeva, e da articulação do pensamento de Alain Badiou, Michel Foucault e Didi-Huberman, em torno da experimentação filosófica com imagens. Fazemos referência a comentários escritos de estudantes universitários, elaborados a partir da experiência com filmes dos cineastas iranianos Abbas Kiarostami, Majid Majidi e Marjane Satrapi. Aponta-se no artigo a relevância das formas de mobilização dos estudantes, no processo de elaboração ética de si mesmo e de enfrentamento do outro, por meio do cinema. Palavras-chave: Cinema; Alteridade; Estrangeiro; Imagem; Formação Ético-Estética

Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer

Pós-Doutorado/New York University, NYU, Estados Unidos Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fabiana Marcello

Doutorado na UFRGS com período sanduíche em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

Fischer, R. M. B., & Marcello, F. (2016). PENSAR O OUTRO NO CINEMA: POR UMA ÉTICA DAS IMAGENS. Revista Teias, 17(44), 13–29. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24577