FORMAÇÃO DE IDENTIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Denize Sepulveda Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Palavras-chave:

Identidades, Processos de Subjetivação, Escola, Orientação Homossexual, Democracia

Resumo

Analisa sobre os modos como as práticas discriminatórias envolvidas em complexos processos de produção da exclusão interferem nos processos de subjetivação e de tessitura identitária de alunas e alunos com orientações homossexuais. Conclui defendendo a implementação da democracia na escola, entendendo que a ampliação da democracia envolve o combate a práticas homofóbicas, na medida em que permitiria a todos exercer seu direito à diferença e possam ser o que querem ou gostariam de ser.

Biografia do Autor

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Educação. Pós-Doutora em Educação no PROPED/UERJ. Subcoordenadora do grupo de pesquisa “Conservadorismo e Educação Brasileira” da UFF. Membro do grupo de pesquisa “Redes de Conhecimento e Práticas Emancipatórias no Cotidiano Escolar” da UERJ, coordenado pela professora Inês Barbosa de Oliveira. Doutora em Educação PROPED/UERJ.

Downloads

Publicado

13-12-2015

Como Citar

Sepulveda, D. (2015). FORMAÇÃO DE IDENTIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA ESCOLA. Revista Teias, 16(43), 103–116. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24571