BIOPOTÊNCIAS CURRICULARES: RESISTÊNCIAS EM CENÁRIOS BIOPOLÍTICOS
Resumo
Este artigo visa investigar os devires curriculares biopotentes em cenários biopolíticos. As formas de dominação não se restringem ao corpo individual, pois o poder se apropriou do corpo coletivo, isto é, a população. A vida passa a ser assaltada, expropriada e apropriada pelo poder. O nome dado a esse novo movimento politico é a biopolítica. No interior das relações biopolíticas podem emergir insurreições que consistem em biopotências. As biopotências curriculares concernem a modos de resistência singulares, múltiplos e intempestivos diante das demandas do mundo do trabalho imaterial, que não aceita a tecnicização insular na produção, bem como diante das configurações biopolíticas no campo do currículo.
Palavras-chave: Biopolítica. Biopotência. Currículo. Resistência.
Palavras-chave: Biopolítica. Biopotência. Currículo. Resistência.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias