O amigo, o caderno, o pensar

Autores

  • Rosana Aparecida Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estudar. Amizade. Pensar.

Resumo

O filme “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”, de Abbas Kiarostami, traz a relação de dois amigos. Mohammad foi três vezes advertido pelo professor por não comparecer à aula com o dever devidamente resolvido no caderno. O professor rasga a folha exibida por Mohammad, e ameaça expulsar o menino se ele voltar a apresentar tarefas escolares em folhas avulsas. De posse do caderno de Mohammad, o amigo Ahmad cuida do ca-derno com fidelidade, vigilância e empenho. Até tenta explicar para a mãe, o avô, e ou-tras pessoas a necessidade de procurar o amigo para devolver o caderno, mas não obtém êxito. Mohammad e Ahmad imergem no secreto que subsiste às exposições e se inscreve no caderno. O argumento do filme apresenta certa relação com o caderno e o amigo, movimenta interrogações que circundam o caderno, o uso do caderno em uma escola, e a amizade que se faz, muitas vezes, condição para pensar, e ir além dos próprios limites. Interessa explorar, neste artigo, elementos do argumento e problemáticas desafiadas pelo filme, especialmente os conceitos de público e de privado.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Rosana A. Fernandes Filosofia da Educação - DEBAS/FACED/UFRGS Grupo de Pesquisa CABEÇA DE CRIANÇA: ARTE, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E INFÂNCIAS - AEFI

Downloads

Publicado

12-12-2015

Como Citar

Fernandes, R. A. (2015). O amigo, o caderno, o pensar. Revista Teias, 16(43), 35–45. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24566