PACTO PELA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE GOVERNO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Cláudia Tapia Sikilero Universidade Federal do Rio Grande Sul/UFRGS
  • Adriana da Silva Thoma UFRGS

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Biopolítica. Aprendizagem.

Resumo

O baixo rendimento dos estudantes em conjunto com outros insucessos escolares, tais como a evasão e a retenção, norteiam o rumo das políticas públicas educacionais no Brasil. Tais políticas objetivam o governamento da população e fazem da escola pública um lócus privilegiado na sociedade de aprendizagem. Nesse viés, avaliações/índices são estratégias produtivas na grade da governamentalidade, tanto para o controle quanto para a condução das condutas. Com base nas ferramentas teórico-metodológicas de Foucault, foi analisado um programa da rede de ensino de Novo Hamburgo/RS que opera uma estratégia biopolítica, a qual visa ao governo da população, buscando a aprendizagem para todos no intuito de minimizar o insucesso escolar.

Biografia do Autor

Cláudia Tapia Sikilero, Universidade Federal do Rio Grande Sul/UFRGS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2003/2), especialização em Supervisão Educacional pela UNILASALLE (2008) e especialização em Ludopedagogia pela FAFIPA (2013/1). Atualmente é mestranda na linha de Estudos Culturais em Educação na UFRGS e professora da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, tendo experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, berçário, alfabetização e políticas públicas.

Adriana da Silva Thoma, UFRGS

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado (1997) e doutorado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) de 1998 a 2008 e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre de 2005 a 2008. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU). Coordenadora do Grupo de Pesquisas SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades e Subjetividades. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Coordenou o Programa Incluir da UFRGS de 2008 à julho de 2014. Tem sido parecerista de Revistas da área da Educação, entre as quais: Revista Pro-Posiçoes da Unicamp; Currículo sem Fronteiras; Revista de Educação Especial da UFSM; Revista Linhas da UDESC, entre outras. Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Surdos em articulação com os Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos em Educação, principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, inclusão escolar, subjetividades, identidades e diferença e avaliação na educação de surdos.

Downloads

Publicado

09-12-2015

Como Citar

Sikilero, C. T., & Thoma, A. da S. (2015). PACTO PELA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE GOVERNO DA APRENDIZAGEM. Revista Teias, 16(43), 6–18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24564