A AUTORIA ENTRE O APREÇO E A RENÚNCIA

Autores

  • Adriano Rodrigues Ruiz Unoeste

Palavras-chave:

autoria, renúncia à autoria, autonomia

Resumo

Este ensaio, tendo a cultura escolar como referência, toma como objetos de reflexão o apreço e, também, a renúncia à autoria. A autoria é concebida como expressão de autonomia ao manifestar originalidade e fazer-se presente na interação com as criações dos outros e as próprias. Passeamos por três paisagens: a primeira traz em destaque o espírito criador e sua expressão na forma de autoria; a segunda, identificada como renúncia à autoria, tem no plágio sua voz mais forte; a terceira projeta a escola diante do desafio de renovar suas aspirações e percebe-a diante de novos temores. Cumprindo esse percurso, apontamos a necessidade da desconstrução da cultura escolar centrada na instrução e sua reinvenção impregnada pelo espírito de apreço à originalidade. A avaliação de aprendizagem atenta à originalidade respeitosa à autoria talvez possa contribuir para a construção de novos hábitos intelectuais, éticos e estéticos.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigues Ruiz, Unoeste

Docente do Mestrado em Educação da Unoeste, pesquisa impacto das TICs na educação.

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Publicado

15-03-2015

Como Citar

Ruiz, A. R. (2015). A AUTORIA ENTRE O APREÇO E A RENÚNCIA. Revista Teias, 16(40), 236–246. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24561