O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um contexto fronteiriço.

Autores

  • Alexandre Paulo Loro Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Brincar, Fronteira.

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir como o brincar é percebido no ambiente escolar na perspectiva de um grupo de pais de alunos e pelos professores de Educação Física que vivem/trabalham numa região de fronteira. A abordagem da pesquisa é qualitativa e teve os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Constatou-se que as crianças comentam com os familiares e reproduzem em casa as brincadeiras realizadas na escola. Na opinião dos pais, a escola não pode perder de vista o ensino desse conteúdo e compreendem ser necessária a criação de novas alternativas de ensino. Os professores afirmam que trabalham com o brincar, adaptando-o a partir da realidade da escola. O brincar possui potencialidade educativa, com suas características específicas, semelhanças e diferenças, especialmente quanto o público são crianças fronteiriças, descendentes de bolivianos que estudam em Corumbá/MS/Brasil.

Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS); Especialista em Gestão Educacional (UFSM); Tem Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD), onde também coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física.

Downloads

Publicado

17-01-2015

Como Citar

Loro, A. P. (2015). O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um contexto fronteiriço. Revista Teias, 16(40), 190–203. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24558

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua