ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA CRECHE

Autores

  • Angélica Aparecida Ferreira da Silva Universidade de Brasília - UNB
  • Fernanda Müller Universidade de Brasília - UNB

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Pesquisa em educação

Resumo

Considera teses e dissertações da área de Educação que tratam da temática primeira infância na creche no período de 1997 a 2011. Utiliza o método Análise de Conteúdo com a finalidade de apresentar uma triangulação entre a abordagem quantitativa e qualitativa em pesquisa. Objetiva analisar aspectos como universidades, regiões, estados, agências financiadoras e o gênero dos pesquisadores, assim indicar como essa produção acadêmica tem se constituído no Brasil. Utiliza o Banco de Teses da CAPES como fonte de coleta. Para a identificação e seleção das pesquisas foram consideradas as palavras-chave creche e infância. A análise dos dados ilustra que os estudos estão concentrados na região Sudeste, nas universidades de São Paulo, são realizados por mulheres e menos da metade é financiado.

Biografia do Autor

Angélica Aparecida Ferreira da Silva, Universidade de Brasília - UNB

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Infância (GIPI), da UnB.

Fernanda Müller, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Infância (GIPI), da UnB.

Downloads

Publicado

17-01-2015

Como Citar

Silva, A. A. F. da, & Müller, F. (2015). ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA CRECHE. Revista Teias, 16(40), 174–189. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24557

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua