DIFERENÇAS E LINGUAGENS: A VISIBILIDADE DOS GANHOS SURDOS NA ATUALIDADE

Autores

  • Carlos Henrique Rodrigues UFSC
  • Ronice Müller de Quadros UFSC

Palavras-chave:

Diferenças, linguagens, Libras, surdos, ganhos surdos

Resumo

Considerando os conceitos de diferença(s) e linguagem(ns) e suas infinitas possibilidades e relações, problematizamos e refletimos sobre o uso desses conceitos para se pensar o humano e, portanto, compreender os surdos e a Língua de Sinais. Entendemos que a temática das “linguagens e diferenças” no campo dos Estudos Surdos é extremamente importante na atualidade, pois impacta a educação, a formação de professores e diversos outros espaços e esferas sociais de maneira significativa. Nesse sentido, tecemos uma discussão, dentro do recorte “linguagens, diferenças e ganhos surdos”, com o intuito de melhor entendermos as diferenças e as linguagens a partir de nossas trajetórias e experiências junto aos surdos e às Línguas de Sinais. Em síntese, vimos que as experiências surdas que são visuais, que são expressas por sentidos não pautados pela audição, vão contribuir em questões de ordem relacional e cognitiva e se manifestar nas infinitas possibilidades de realização das diferenças e das linguagens humanas.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Rodrigues, UFSC

Possui graduação em História (2002), mestrado em Educação (2008) e doutorado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Artes e Libras da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais (InterTrads/UFSC) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED-UFJF). Tem experiência na área da educação, com ênfase em educação e diversidade, e na área da Linguística Aplicada, com ênfase em Estudos da Tradução e da Interpretação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais brasileira, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

Ronice Müller de Quadros, UFSC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (1992), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio na University of Connecticut (1997-1998). Pós-doutorado na University of Connecticut e Gallaudet University (2009-2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora 1D do CNPq, membro editorial dos seguintes periódicos: Espaço (INES) (0103-7668) e Sign Language & Linguistics (1387-9316). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais brasileira, aquisição da língua de sinais, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

Downloads

Publicado

11-03-2015

Como Citar

Rodrigues, C. H., & Quadros, R. M. de. (2015). DIFERENÇAS E LINGUAGENS: A VISIBILIDADE DOS GANHOS SURDOS NA ATUALIDADE. Revista Teias, 16(40), 72–88. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24551