PENSANDO AS DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS DA PRODUÇÃO E DO USO DE IMAGENS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Carlos Eduardo Ferraço Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janete Magalhães Carvalho Professora titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Palavras-chave:

Pesquisa. Imagens. Ética. Estética. Política.

Resumo

Analisa a moral como lugar de dominação e sujeição, distinguindo-a da ética, em associação com a estética e a política, como potência criadora de afirmação da vida. Avalia como, no contemporâneo, as imagens são capturadas pelo capitalismo, que como “religião”, cultua o valor-consumo, o valor-exibição. Aponta a necessária profanação da imagem-clichê por meio do movimento do pensamento e, para tanto, posiciona-se contra qualquer possibilidade de produção e uso de imagens na pesquisa em educação como “catecismo” metodológico. Conclui pontuando a não existência de meios metodológicos capazes de por si sós nos libertar das imagens-clichê, mas destacando que podemos forçar o pensamento com e em imagens de modo a problematizar, profanar, abrir possibilidades de outras formas-forças de estar na vida: éticas, estéticas e políticas.

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Publicado

03-08-2015

Como Citar

Ferraço, C. E., & Carvalho, J. M. (2015). PENSANDO AS DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS DA PRODUÇÃO E DO USO DE IMAGENS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, 16(42), 24–36. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24530