PENSANDO AS DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS DA PRODUÇÃO E DO USO DE IMAGENS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Carlos Eduardo Ferraço, Janete Magalhães Carvalho

Resumo


Analisa a moral como lugar de dominação e sujeição, distinguindo-a da ética, em associação com a estética e a política, como potência criadora de afirmação da vida. Avalia como, no contemporâneo, as imagens são capturadas pelo capitalismo, que como “religião”, cultua o valor-consumo, o valor-exibição. Aponta a necessária profanação da imagem-clichê por meio do movimento do pensamento e, para tanto, posiciona-se contra qualquer possibilidade de produção e uso de imagens na pesquisa em educação como “catecismo” metodológico. Conclui pontuando a não existência de meios metodológicos capazes de por si sós nos libertar das imagens-clichê, mas destacando que podemos forçar o pensamento com e em imagens de modo a problematizar, profanar, abrir possibilidades de outras formas-forças de estar na vida: éticas, estéticas e políticas.

Palavras-chave


Pesquisa. Imagens. Ética. Estética. Política.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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